Google Analytics para Iniciantes

O Google Analytics é uma das melhores ferramentas de análise da web do mercado hoje. Mais de 50 milhões de sites em todo o mundo confiam neste aplicativo poderoso e robusto.

Qualquer site pode usar o Google Analytics para entender melhor o que os visitantes estão fazendo no site. Essa ferramenta gratuita facilita o rastreamento e a análise de dados cruciais.

Existem dezenas de relatórios diferentes que você pode acessar usando o GA. Alguns deles são simples, enquanto outros são um pouco mais complexos.

Como um iniciante, explicarei quais relatórios você deve usar para começar. Este guia também o orientará no processo de instalação do Google Analytics em seu site.

O que é Google Analytics? Por que usar isso?

O Google Analytics é um aplicativo de análise de site gratuito que ajuda os webmasters a analisar o tráfego do site. É uma das muitas ferramentas fornecidas pelo Google para métricas de sites.

Resumindo, a plataforma oferece uma visão completa do desempenho do seu site. 

GA coleta uma ampla gama de dados e gera relatórios criteriosos. Você pode usar esses relatórios para saber mais sobre seu site e seus visitantes. 

Algumas informações básicas coletadas pelo GA incluem quantos visitantes seu site recebe, de onde vêm esses visitantes, como eles navegam em seu site, quanto tempo passam em cada página e muito mais. A lista continua e continua. 

Por que você precisa do Google Analytics?

Seu site é o núcleo de sua presença online. Quer você opere um blog pessoal, um site de pequena empresa ou uma empresa internacional de comércio eletrônico, seu site desempenha um papel crucial no seu sucesso. 

Ao usar o Google Analytics, você terá um melhor entendimento de como seu site é eficaz como ferramenta de marketing. Você aprenderá informações valiosas, como quais campanhas digitais estão direcionando mais tráfego para seu site. 

O rastreamento de padrões de tráfego e comportamento do visitante permite medir a eficácia de seu site, combinada com sua presença digital geral. 

Onde estão localizados os visitantes do seu site? Quais canais de marketing estão direcionando mais tráfego para seu site? Quais são as páginas mais populares do seu site?

Todas essas perguntas e muito mais podem ser respondidas com o Google Analytics.

O máximo valor que você obterá: vendo seu volume de tráfego

Todo mundo que usa o Google Analytics adora. Eu caio nessa categoria também. Sempre que crio um novo site, a primeira coisa que faço é instalar o GA; tornou-se uma segunda natureza.

Embora o Google Analytics tenha recursos aparentemente infinitos, a grande maioria dos usuários do GA apenas o usa para monitorar seu volume de tráfego.

Como um iniciante, esta é a informação mais valiosa que você obterá usando esta ferramenta. O tráfego é um dos pontos de dados mais críticos para o funcionamento de um site e de uma empresa. 

Ver o seu tráfego aumentar ou diminuir a cada dia, semana ou mês é extremamente benéfico.

Mesmo em um nível básico, você pode aprender muito sobre o desempenho do site monitorando o tráfego. Se o tráfego está aumentando, algo está funcionando. O tráfego está diminuindo? Algo está errado ou precisa ser melhorado. 

Para sites mais novos, ver o aumento do tráfego é uma importante métrica de validação. Isso ajuda a mantê-lo no caminho certo e motivado por estar fazendo a coisa certa. 

2 outros relatórios úteis

A maioria de vocês irá instalar o Google Analytics, usá-lo para verificar rapidamente o seu tráfego e, em seguida, fazer logout. Embora não haja problemas, existem alguns outros relatórios úteis que você analisa.

  • Todas as páginas
  • Todo o tráfego

Mesmo como um iniciante, você vai querer dar uma olhada nisso.

Todas as páginas

O relatório Todas as páginas está localizado na seção “Conteúdo do site” do menu “Comportamento” no lado esquerdo do painel do GA. 

O relatório exibe todas as páginas do seu site que as pessoas visualizaram em um determinado período. É útil para determinar no que os visitantes estão interessados ​​quando acessam seu site. 

A exibição do relatório Todas as páginas informará quais páginas precisam ser atualizadas ou aprimoradas. As páginas com o maior nível de interesse devem ser otimizadas para conversões. Se uma página importante não estiver recebendo muita atenção, você pode fazer os ajustes necessários. 

Todo o tráfego

Os relatórios de todo o tráfego podem ser encontrados no menu “Aquisição” do painel de controle do GA. 

Na seção Todo o tráfego, você encontrará relatórios específicos para:

  • Canais
  • Treemaps
  • Origem / meio
  • Referências

Todos esses relatórios informam de onde seu tráfego está vindo. Além da análise de aquisição (usuários, novos usuários, sessões), você também se beneficiará da análise de comportamento e dos dados de conversão nesses relatórios. 

Explorando o Google Analytics

Dizer que o Google Analytics analisa toneladas de análises da web seria um eufemismo. Eu me considero um especialista em GA e sinto que mal arranhei a superfície em termos de suas capacidades. 

Existem tantos dados; é opressor. É complicado navegar por esses relatórios, especialmente para um iniciante. 

Dito isso, encorajo você a explorá-lo em seu próprio tempo, se estiver interessado. Se você estiver se sentindo oprimido, não se preocupe – isso é completamente normal. 

Para a grande maioria de vocês, limitar-se a dois ou três relatórios simples é tudo o que você precisa. Verifique seu tráfego, visualize o relatório Todas as páginas e confira os relatórios Todo o tráfego. 

Os relatórios básicos ainda fornecem 80% do valor possível oferecido pelo Google Analytics. Portanto, não se sinta pressionado a ir além deles.

Como instalar o Google Analytics

Para começar a usar o Google Analytics, você precisa se inscrever e criar uma conta. Mas só isso não será suficiente. Você também precisará instalar o Google Analytics diretamente no seu site. É assim que a ferramenta consegue rastrear seus dados. 

O processo de instalação do Google Analytics varia de acordo com a plataforma que você está usando para alimentar seu site. 

Independentemente da plataforma do seu site, você precisará gerar o código de rastreamento do Google Analytics antes de instalá-lo. Mostrarei como chegar a esse código primeiro e, em seguida, cobriremos as instruções de instalação específicas para os tipos de site mais populares abaixo. 

Como gerar seu código e ID de rastreamento do Google Analytics

Etapa # 1: vá para o menu do administrador

Presumo agora que você já criou uma conta do Google Analytics. Se ainda não o fez, leva apenas um ou dois minutos para se inscrever.

Na tela inicial do GA, navegue até a página “Admin”, localizada no canto inferior esquerdo do painel. 

Etapa 2: Selecione “Código de Rastreamento” na seção “Informações de Rastreamento”

Clique em “Tracking Info” na seção de propriedades da tela, o que irá expandir as opções abaixo dela. Em seguida, clique em “Código de acompanhamento” na lista expandida. 

Etapa 3: copie o código ou ID de rastreamento

A ID de rastreamento e o código de rastreamento estão localizados nesta página. Dependendo da plataforma que você está usando para executar seu site, você precisará de pelo menos um deles para instalar o Google Analytics.

Agora siga as instruções abaixo para o seu tipo específico de site.

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Existem muitas maneiras diferentes de instalar o Google Analytics no WordPress. Você pode instalá-lo manualmente ou usar um plugin. MonsterInsights, Site Kit by Google, GA Google Analytics são três dos plugins mais populares para isso.

Mas, para os fins deste tutorial, mostrarei como instalar o código manualmente. Dessa forma, você não terá que se preocupar com plug-ins de terceiros.

Etapa 1: vá para o editor de tema

Você pode acessar o editor de tema selecionando-o no menu “Aparência” do seu painel. 

É importante que você instale o Google Analytics em um tema filho. Caso contrário, o código será sobrescrito toda vez que você atualizar seu tema WordPress; você não quer que isso aconteça.

Se o tema filho estiver herdando arquivos de modelo do tema pai, você não poderá acessar o cabeçalho a partir daqui. Clique no nome do seu tema pai para acessar o cabeçalho. Na captura de tela do exemplo acima, o tema pai é “Vinte e Vinte”.

Etapa 2: Navegue até o cabeçalho do tema

Você pode navegar até o cabeçalho percorrendo os arquivos no lado direito da página. Como alternativa, você pode simplesmente rolar e pesquisar a seção <head> manualmente, como destaquei acima.

Etapa 3: colar o código de rastreamento do Google Analytics

Agora basta colar o código de rastreamento do Google Analytics diretamente antes do cabeçalho do tema. 

Lembre-se, esta é a “tag global do site” que geramos anteriormente. São várias linhas de código. NÃO cole o ID de rastreamento (linha única começando com UA). Instalar o ID de rastreamento aqui não fará nada. 

Como instalar o Google Analytics no Shopify

Se você administra uma loja de comércio eletrônico no Shopify, pode adicionar facilmente o Google Analytics ao seu site em apenas duas etapas rápidas. 

Etapa 1: navegue até suas preferências do Shopify

Clique no canal de vendas “Loja Online” no lado esquerdo do painel do Shopify. Em seguida, selecione “Preferências” na parte inferior.

Etapa 2: cole seu código de rastreamento do Google Analytics

Role um pouco para baixo na tela de preferências até ver a seção Google Analytics.

Em seguida, é tão simples quanto colar o código de rastreamento gerado anteriormente na caixa e salvar suas alterações. É isso aí!

Lembre-se: cole o código de rastreamento, NÃO o número da ID de rastreamento. Você está colando várias linhas de código, NÃO a única linha de ID começando com UA. 

Instalação personalizada para Google Analytics

Para aqueles que usam uma plataforma diferente para executar seu site, você ainda pode adicionar o Google Analytics com uma instalação personalizada.

Tudo que você precisa fazer é copiar e colar o código de monitoramento no cabeçalho ou rodapé do editor de HTML do site. Dito isso, o cabeçalho é a opção recomendada. 

Adicionar o código ao rodapé pode causar problemas de precisão, especialmente se o seu site estiver executando muitos JavaScripts. Isso ocorre porque os snippets de JS são acionados pela ordem em que são incorporados à sua página. Portanto, os scripts de rodapé nem sempre serão executados, enquanto os scripts de cabeçalho serão uma das primeiras coisas a serem carregadas.

Depois de instalar o código em seu site, você pode enviar tráfego de teste para ver se está funcionando corretamente.

Ele está localizado na seção “Status” da página Código de rastreamento GA. 

Se você instalou o código corretamente, o número do usuário ativo será atualizado em tempo real. A atualização desse número pode levar até 30 segundos. 

Conclusão

Todo site deve aproveitar as vantagens do Google Analytics. É uma ferramenta gratuita e não há maneira melhor de obter dados valiosos sobre o tráfego do seu site. 

Embora o Google Analytics tenha muitas funções avançadas, os iniciantes podem usar os relatórios básicos. Esses relatórios básicos são são muito completos e trazem todas as informações que você vai precisar.

Instalar o Google Analytics também é fácil. As instruções de instalação variam um pouco, dependendo do tipo de plataforma que você está usando para alimentar seu site. 

Para obter um tutorial detalhado sobre a instalação do Google Analytics, basta seguir o processo que expliquei neste guia para o seu tipo específico de site.

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