O que faz um copywriter?

Se você está por dentro do marketing digital, sabe que uma das funções mais importantes dele é o copywriter. Mas será que você sabe realmente o que faz um copywriter? Escrevemos esse conteúdo completo falando tudo sobre esse assunto. Se eu fosse você não tirava os olhos da tela!

Copywriter ou Copywriting, qual a diferença?

É bastante comum confundirem essas palavras, copywriting e copywriter. Mas hoje vamos focar no copywriter, que é o profissional que cria textos persuasivos. Copywriting seria a arte de escrever esses conteúdos mais voltados para uma tomada de decisão.

O copywriting já existe há muito tempo, há mais de 150 anos, porém com a popularização do Marketing Digital, essa arte vem sendo bastante usada atualmente.

copywriter digitando no computador

O que faz um copywriter?

Entender o que faz um copywriter, é entender que não existe faculdade para se tornar um. Mas existem muitos livros, treinamentos e até cursos gratuitos para que uma pessoa consiga escrever textos que vendem.

O copywriter produz conteúdos focados em marketing de resposta direta, ou seja, na maioria das vezes, seu conteúdo é voltado para a venda.

Sua tarefa básica é escrever, a escrita contempla vários aspectos da comunicação com o cliente. É bem mais do que criar um simples anúncio, é mais do que tentar entregar algo ao cliente.

Os bons copywriters tem uma comunicação efetiva, eles compreendem todos os pontos de contato com o cliente. Um copywriter pode atuar de diversas maneiras, em qualquer segmento, vamos analisar algumas de suas funções principais.

Peças publicitarias

Mesmo na era digital, muitas empresas ainda produzem materiais físicos, como folders e outdoors. Para que esse material consiga transmitir a mensagem certa ao público certo, é preciso do uso de uma comunicação persuasiva, que é o que faz um copywriter.

Mas no caso do mundo offline, a dinâmica da resposta do seu cliente é diferente, mesmo assim, ainda é um modelo de anúncio que funciona.

Roteiro de vídeos e artigos

Independente do tipo do conteúdo, se ele é escrito ou falado, o que determina se ele é envolvente é a sua estrutura. Essa estrutura é conhecida por esse profissional, ele sabe exatamente como criar conteúdos relevantes, que engajam, com técnicas específicas que tornam um artigo mais atraente, por exemplo.

Anúncios na internet

Os anúncios na internet se tornaram algo comum, usado por todas as empresas. Hoje é comum ver empresas anunciando nas redes sociais, no Google ou Youtube, o objetivo é sempre chamar atenção de um público-alvo por meio de uma comunicação que envolve imagem e linguagem adequadas.

Carta de vendas

Uma das funções que mais movimentam dinheiro no mundo do copywriting são as cartas de vendas. O que faz um copywriter ganhar destaque em uma empresa é o processo de criar um conteúdo onde que em um clique, milhares de pessoas possam sentir vontade de comprar um certo produto. Ou seja, uma boa carta de vendas tem o poder de transformar negócios normais em negócios que faturam muito dinheiro.

caneta dourada de um copywriter

Roteiro para telemarketing

Sim, o telemarketing, por mais que hoje ele seja visto como ultrapassado, toda a comunicação de um bom telemarketing deve ser criada por um copywriter.

Assim como as cartas de vendas, o telemarketing é um diálogo, ou seja, não é apenas sobre falar, mas também sobre ouvir os clientes. As empresas que mais vendem usando esse meio, tem um copywriter em suas equipes adaptando a comunicação para que ela seja mais aceita pelo ouvinte.

E-mails

O canal que mais gera vendas hoje em dia pelas empresas tem o conteúdo produzido por um copywriter. Para gerar resultados grandes, é preciso contar com alguém que tenha a habilidade de vender por e-mail.

Catálogo de produtos

Voltando a falar de comunicação no mundo físico, mesmo no uso de catálogos, ou cardápios, é possível aplicar técnicas de copywriting para levar o cliente até a venda.

Porque um copywriter pode gerar milhões em vendas para empresa?

O copywriter é um verdadeiro especialista em vender por meio de palavras, ele e o responsável pelo uso das palavras certas na hora certa. O mercado americano já entende e valoriza bastante esse profissional, por aqui ele vem ganhando espaço, mas ainda falta um caminho a ser percorrido.

O que faz um copywriter um dos poucos profissionais que podem gerar milhões para uma empresa é a reunião de técnicas que nenhum outro profissional tem. Influencia, vendas, persuasão, neuromarketing, gatilhos e outras.

Para dominar essas técnicas e saber empregar em diversos tipos de conteúdo, demora tempo, tem que ter esforço e foco. Por isso, o copywriter precisa ser mais valorizado por empresários que precisam aumentar suas vendas ou lançar um produto novo.

Dicas para se tornar um copywriter profissional

Desenvolver a habilidade de vender

O copywriter antes de tudo é um vendedor, o que faz um copywriter ser ótimo, é entender como funciona a psicologia de uma compra. Mas não basta apenas saber as informações de um produto para vender, é preciso saber o que o cliente está pensando.

O copywriter sabe o percurso que o cliente precisa fazer para fechar uma compra, o seu objetivo é guiar a pessoa por esse caminho.

lampada de ideia no papel de um copywriter

Fazer cursos e treinamentos

Fazer treinamentos com copywriters experientes é importante para aprender com quem já entende desse mercado. Principalmente os copywriters americanos que já estão nesse mercado há muitas décadas. Com o avanço do mercado no Brasil, bons nomes vêm surgindo no país e a facilidade de aprender essa arte aumentou bastante.

Teste muito

Errar sempre vai fazer parte da vida de um copywriter profissional, por isso, testar é importante. Uma venda possui inúmeras variáveis que precisam ser entendidas cada uma da sua maneira para que o avatar seja atingido em cheio. Dificilmente isso acontece no primeiro conteúdo criado.

Conhecer o público

Um dos pilares para um se tornar um excelente copywriter é saber com quem está falando, por isso, antes de qualquer material de copywriting, é preciso da construção de um avatar, pois ele será o foco de cada palavra construída pelo copywriter.

Podemos finalizar esse texto dizendo que um copywriter simplesmente vende por meio das palavras certas. O que você achou dessa profissão que vem ganhando cada vez mais importância no marketing digital? Escreva nos comentários.

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