Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Grande parte dos usuários possuem bastante dúvida em diferenciar as duas questões, muitos acham que ambas são a mesma coisa, pois alguns serviços para usuários mais leigos oferecem a ligação direta entre o domínio e o servidor de hospedagem.

Mas afinal, o que é domínio?

Domínio é o registro de um nome, que é utilizado para conectar seu site à sua hospedagem através de uma palavra ou sequência de caracteres com a finalidade de facilitar o acesso ao seu site através de um navegador de internet.

O domínio basicamente seria o nome mais amigável para achar o seu site na internet, pois caso contrário ao invés de digitarmos https://pagelabs.com.br teríamos que usar http://172.67.203.20
Muito mais fácil lembrarmos de um nome do que uma sequência de números, né?

Ou seja, o domínio será o “nome” do seu site e dos seus emails. Ele é composto por um nome uma extensão, por exemplo: meusite.com.br

O que é Hospedagem?

Diferente do domínio, que faz apenas a ligação de seu site para que ele seja acessado através de uma palavra ou sequência de caracteres, a hospedagem é um como um espaço online reservado para seu site na internet, é por meio dela que você armazena os arquivos que mantém seu site no ar.

Existem diversos tipos de planos na para diferentes tipos de sites, blogs ou sistemas que você precise hospedar. De acordo com seu projeto ou plano de negócio podem haver vantagens ou desvantagens em cada modelo de contratação, portanto, antes de escolher seu plano de hospedagem, mensure o quanto de servidor você irá precisar e quais compatibilidades ele precisa ter para que o seu funcionamento seja como o esperado.

Eu utilizo há mais de 05 anos os serviços de hospedagem da Hostgator.
Já experimentei diversas empresas e nenhuma delas me trouxe um serviço que fosse realmente satisfatório como a Hostgator.

A velocidade de resposta do servidor é boa, os planos tem um bom espaço para armazenamento e o suporte é feito online por chat de maneira muito intuitiva. Serviço num geral nota 8, comparado às demais empresas de hospedagem que tem nota 5.

Obviamente, se você quer um serviço de altíssima velocidade, você precisa então contratar um servidor dedicado e pagar uma pequena FORTUNA por ano. Agora, se você precisa de um serviço que funcione bem, que tenha suporte online e que ainda tenha um preço OK com o mercado, sem duvidas a Hostgator é a melhor.

Atualmente tenho hospedado com a Hostgator mais de 30 sites diferentes e todos em plena atividade. Utilizo um plano que me da acesso ao CPanel, que é o painel de gerenciamento completo da hospedagem. Já utilizei planos que não me deram este acesso antes pelo fato de ser um pouco mais barato, mas no final acabei migrando para um melhor porque faz toda a diferença do mundo na administração do site.

Abaixo segue meu cupom de desconto de 45% OFF + domínio GRÁTIS da Hostgator. Basta clicar sobre a imagem para ser redirecionado e o cupom será aplicado automaticamente.
Aproveite e contrate já sua hospedagem! 🙂

Deixe uma resposta